Fernando Pedro Da Silva

Nasceu e vive em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Historiador, graduado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Produtor cultural e editor, é diretor/presidente da C/Arte Projetos Culturais. Coordenou os projetos Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte, Litografias Brasileiras, Restauração da Capela de São Sebastião das Águas Claras, em Macacos, Nova Lima. Atualmente coordena os projetos Circuito Atelier, MinasTerritório da Arte e as coleções Livros de Arte, Arte Postais e Didática da Editora C/Arte. 
Presidente do Instituto Arte das Américas, coordenou os três Fóruns Arte das Américas e o Fórum Arte e Ensino no Brasil. Editou as três Revistas do Instituto Arte das Américas.

Educador,foi professor substituto no Departamento de História da Fafich e na Escola de Belas Artes da UFMG, professor da oficina História da Arte Brasileira no XXII Festival de Inverno da UFMG, do curso de História da Arte Brasileira na COMUNA S. A e da Oficina Ensino de Arte e Circuito Atelier na Fundação Cultural de Uberaba. Coordenou os Cursos de História da Arte Brasileira, História da Arte Ocidental e Oriental, História da Arte Contemporânea e Circuito da Cerâmica, realizados pela C/Arte Educativa.

Curador, organizou exposições em Belo Horizonte, Ouro Preto, Juiz de Fora, Uberaba, Rio de Janeiro e São Paulo, entre elas A Arte do Objeto, Arlindo Daibert-Objetos, Um Século de História das Ates Plásticas em Belo Horizonte e as exposições do Projeto Circuito Atelier.Foi Galerista da Fernando Pedro Escritório de Arte e atualmente é curador da Galeria Livrobjeto.

Pesquisador, participa de vários congressos nacionais nas áreas de história,crítica e ensino de arte. Publicou o livro Arte Pública: diálogos com a comunidade. Belo Horizonte, Editora C/Arte, 2005. Publicou vários artigos sobre a modernidade artística em Minas Gerais, entre eles:
Aspectos das artes em Belo Horizonte nos anos 20 e 30. Revista do Departamento de História, Belo Horizonte, Fafich/UFMG, nº 8, jan. 1989. Os documentários de Igino Bonfioli e sua relação com o contexto histórico da época. Estado de Minas, Belo Horizonte, 2 abril 1992. Resgatando a modernidade na pintura de Aníbal Mattos. Modernidade, IV Congresso Brasileiro de História da Arte, CBHA, Porto Alegre, Instituto de Artes da UFRGS, 1991. Convergência Continental. Estado de Minas, Caderno Pensar, Belo Horizonte, 28 outubro 2000. Instituto Arte das Américas. Belo Horizonte, Estado de Minas, Caderno Pensar, 01 de setembro de 2001. O pós-moderno e as artes plásticas. Jornal das Artes Plásticas de Minas Gerais. Belo Horizonte, junho 1993, Ano I, n. 2, p. 2.  (em colaboração com Marília Andrés Ribeiro). Arte Pública. Diálogo da Pluralidade. Anais do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Belo Horizonte, 2005. 
Organizou, em parceria com Marília Andrés Ribeiro, o livro Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: Fundação João Pinheiro/Coleção Centenário, 1997 e os livros-depoimento do Circuito Atelier de Maria Helena Andrés, Andrea Lanna, Mônica Sartori, Marco Túlio Resende, Amilcar de Castro, Fernando Lucchesi, Orlando Castaño, Arlindo Daibert, Isaura Pena, Hélio Siqueira, Eymard Brandão, Erli Fantini, Sara Ávila, Álvaro Apocalypse, Fani Bracher, Lotus Lobo, Rodelnégio, Jorge dos Anjos, Franz Weissmann, Rosângela Rennó, Ana Maria Tavares, Lorenzato, Maria do Carmo de Freitas, Paulo Miranda, Thais Helt, Fernando Pacheco, Iole de Freitas, Sérgio Nunes, Toshiko Ishii e Manfredo Souzanetto, George Harddy,  Waltércio Caldas, Adel Souki, Liliane Dardot, Fabrício Fernandino, João Diniz, Inês Antonini,Ivã Volpi, Marcelo AB, José Bento e Claúdia Renault. 
Recebeu pela  Editora C/Arte a Menção Honrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte, (Associação Brasileira de Críticos de Arte), 15 de abril de 2002 e a Medalha de Honra do “Centro de Estudos do Ciclo do Ouro – CECO – Casa dos Contos” de Ouro Preto, 15 de dezembro de 2006. www.comartevirtual.com.br



logol  

© 2014 C/Arte. Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução da marca e de outras imagens do portal C/Arte

sem autorização prévia da editora.

Av.Otacílio Negrão de Lima, 16.570 / CEP 31.555-016
Belo Horizonte /MG - (31) 3491-2001

E-mail: fernandopedro@comartevirtual.com.br

  ytbmini_1 fbmini_1