Cristina Corrêa De Aaraújo

Nasceu em Belo Horizonte, MG. Historiadora graduada pela Fafich/UFMG, Especialista em Cultura e Arte Barroca pela UFOP, Mestre em Artes pela ECA/USP, com a dissertação Relação Texto-Imagem no Barroco Mineiro: Breve Estudo de Iconografia Colonial, e doutoranda em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. Premiada com o Tucano de Prata no FestRio (1989) e com o Prêmio de Melhor Vídeo Profissional no Festival de Canela, RS (1990), com Rito e Expressão, criado em parceria com Éder Santos e Maria do Carmo Gomes. Publicou vários artigos sobre o barroco e o modernismo em Minas Gerais, entre eles: A expressão da presença de Portinari em Belo Horizonte. Portinari - 90 anos. Belo Horizonte, PBH/MAP, s/d. A Ironia Possível Face à Crise. Catálogo de Márcio Sampaio, Museu Mineiro, Belo Horizonte, 1983. Notas sobre arquitetos, artistas e artífices. In: ÁVILA, Affonso. Iniciação Barroco Mineiro. São Paulo: Nobel, 1984. Iconografia mineira do período colonial. Revista Barroco, Belo Horizonte, UFMG, nº 13, 1984. Modernismo em Minas - literatura e artes plásticas: um paradoxo, uma questão em aberto. Análise e Conjuntura, Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro, vol. 1, nº 1, jan./abril, 1986. O Negro no Barroco Mineiro - o caso da Igreja do Rosário de Ouro Preto. Revista do Departamento de História da UFMG, Belo Horizonte, nº 6, 1988. A despedida em Vila Rica. Hoje em Dia, Belo Horizonte, 9 maio 1990. p. 28. Viajantes e Artistas estrangeirados. Registro Iconográfico de São Paulo. Estado de São Paulo, Caderno de Cultura, 14 jul., 1991. Arte Sacra no Museu Mineiro. Catálogo do Museu Mineiro, Belo Horizonte, Secretaria de Estado da Cultura, 1994. Arte Sacra de Athaíde - 50 anos de pintura. Revista de Arte Piracema, IBAC, Rio de Janeiro, 1994. Maria Helena Andrés - 50 anos de pintura. Catálogo de Maria Helena Andrés, Palácio das Artes, Belo Horizonte, 1994. A Arte das iluminuras. Revista Sociedade e Estado, Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, Brasília, 1994. Guignard, as gerações pós-Guignard e a consolidação da modernidade. In: RIBEIRO, Marília Andrés e SILVA, Fernando Pedro da. (Org.). Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: Fundação João Pinheiro/Coleção Centenário, 1997. Presença artística nas coleções oficiais do Estado. Uma análise histórica e formal. Catálodo do Segredo de Estado, Palácio das Artes, Museu Mineiro e Biblioteca Pública, Belo Horizonte, 1997. 



logol  

© 2014 C/Arte. Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução da marca e de outras imagens do portal C/Arte

sem autorização prévia da editora.

Av.Otacílio Negrão de Lima, 16.570 / CEP 31.555-016
Belo Horizonte /MG - (31) 3491-2001

E-mail: fernandopedro@comartevirtual.com.br

  ytbmini_1 fbmini_1